top of page

  Estes veículos são bastante versáteis, permitindo uma fácil e rápida reconfiguração das linhas de produção de um ambiente industrial. No entanto a versatilidade e correto comportamento destes sistemas robóticos depende bastante do sistema de localização e navegação nestes presente. Estes sistemas permitem a correta identificação do robô no seu mundo, bem como de possíveis obstáculos durante o seu trajeto, possibilitando um percurso eficiente e seguro entre dois pontos.


   Esta dissertação enquadra-se no âmbito da competição Robot@Factory no Robótica 2014.

 

Motivação

   A indústria é um mundo de elevada competitividade e em permanente evolução, necessitando de uma constante procura de soluções competitivas e económicas para os demais sistemas que a constituem. Atualmente a logística das linhas de produção consiste em tapetes e condutas de transporte de configuração fixa, implicando custos e tempos de paragem elevados aquando a necessidade de nova reconfiguração.

     De forma a colmatar estas restrições são adotados sistemas de transporte mais flexíveis, tais como empilhadoras e transportadoras. No entanto, o manuseamento destes veículos implica a contratação de mão de obra especializada, que nem sempre é eficiente. Distrações por parte do condutor e controlo desproporcional da velocidade do veículo são fatores que potenciam acidentes, podendo originar tempos de baixa de trabalhadores, bem como a danificação do bem transportado. Começam assim a ser adotados os AGV (Automated Guided Vehicle).

bottom of page